Discos: Clemente & A Fantástica Banda Sem Nome (Antes Que Seja Tarde)

Por | 14:39 Deixe seu comentário
Foto: Divulgação
O incansável: Clemente estreia com A Fantástica Banda Sem Nome
CLEMENTE & A FANTÁSTICA BANDA SEM NOME
"Antes Que Seja Tarde"
Hearts Bleed Blue; 2016
Por Ricardo Cachorrão Flávio


O Incansável – assim poderíamos nos referir ao Sr. Clemente Tadeu Nascimento, aquele menino que lá em 1978 formou a banda Restos de Nada, tida como a primeira banda punk brasileira, tocou com o N.A.I. (Nós Acorrentados no Inferno), Condutores de Cadáver, é o eterno líder dos Inocentes, e há mais de 10 anos também está na icônica Plebe Rude. Sempre com algum outro projeto em andamento, ele é diretor do site Showlivre.com, apresentador do excelente programa Heavy Lero, no YouTube, com o companheiro Gastão Moreira, locutor da Kiss FM, de São Paulo, onde apresenta o programa semanal FDP (Filhos da Pátria), com uma hora dedicada ao rock nacional, parceiro de Sandra Coutinho, das Mercenárias, no Jack&Fancy, DJ nas melhores baladas rock... UFA! O cara não para!

E com tudo isso, ainda encontrou tempo para lançar seu primeiro álbum solo – 'Antes Que Seja Tarde', assinado por Clemente & A Fantástica Banda Sem Nome. Para acompanhá-lo nessa empreitada, Clemente chamou caras experientes, que são Joe Gomes (ex-Pitty) no baixo, Johnny Monster (Daniel Belleza e Corações em Fúria) na guitarra, e Rodrigo Cerqueira (ex-Skuba/Firebug) na bateria.

Como bem explicado no release divulgado no pré-lançamento, esse trabalho é a oportunidade de Clemente mostrar ao público seu ecletismo, em canções que fazem parte de seu mundo, porém, não caberiam no repertório dos Inocentes ou da Plebe Rude. É rock, mas com sonoridades bem distintas do urgente punk que o tornou conhecido. Baladas, blues, pop, experimentalismo, num trabalho mais introspectivo, sem perder a ‘raiva’.

“Antes Que Seja Tarde” apresenta um excelente trabalho instrumental, guitarras, baixo e bateria, todos muito bem gravados ao longo das 12 faixas do disco, mas, e é totalmente compreensível, pois se trata de um disco solo, a voz de Clemente tem um destaque sobre todo o resto. O cantor e compositor manda seu recado em excelentes faixas como “Imprescindível”, “Palavras Mortas”, “Sou Como o Sol”, “Quando os Anjos Caem” ou “Nada Mais”.

O disco é coeso, segue numa constante até a faixa 11, sem deslizes e, poderia deixar como destaques a semi-balada “Corações Solitários” e “As Verdades Doem”, que já apareceu no último álbum dos Inocentes (Sob Controle – 2014), aqui num arranjo mais lento, e tão bom quanto o original.

Para encerrar, a mais diferente e experimental de todas, “A Noite Passa Tão Devagar”, que eu jamais diria que é dele. Acho que as entrevistas que ele fez com Júpiter Maçã devem ter mexido um pouco com a cabeça do inocente plebeu! 

No geral, uma sonoridade diferente do que estamos acostumados quando se fala em Clemente Nascimento, mas, vale muito a pena conhecer esse outro lado do “traidor do movimento”, como alguns idiotas insistem em chamá-lo. O rock não pára!

Ao ouvir este álbum e as letras que Clemente escreve, lembro-me de uma passagem que ficou marcada: alguns anos atrás, eu estava em um show dos Inocentes, e o Tatola (João Carlos Godas – locutor da rádio 89 FM, vocalista das bandas Não Religião e Nem Liminha Ouviu, um projeto que faz covers de “lados B” de bandas de rock nacional dos anos 80), foi chamado para uma canja e falou “esse é um cara injustiçado! Se tivesse nascido na Inglaterra ou nos EUA, estaria rico... Aqui no Brasil, não dão o devido valor!”. O que é a mais pura verdade! Letras como “Pátria Amada”, “A Face de Deus”, “O Homem Negro”, “Tambores”, dentre tantas outras, não são para qualquer um.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :